Um dos maiores erros relativos ao treino de técnica de corrida, é pensar que se trata de algo exclusivo dos velocistas ou dos saltadores. Na nossa perspectiva, a realização de exercícios de técnica de corrida é tão importante para um corredor de longa distância como para um velocista! A diferença está naturalmente na forma como se deverão organizar estas sessões e nos objetivos que se procuram.

Antes de mais, a melhoria na corrida, deve partir do pressuposto que correr é acima de tudo, conseguir transpostar de forma eficiente o peso do nosso corpo. Quando se tem esta noção, deve-se procurar realizar exercícios que permitam ao corredor transportar o peso do seu corpo de uma forma cada vez mais eficiente, o que significa também, ter um menor consumo energético para uma velocidade de corrida igual ou superior.

É nesta linha de pensamento que os exercícios técnicos de corrida ganham a sua verdadeira dimensão e importância para um corredor mesmo de distâncias mais longas como a Maratona. Deste modo, o corredor pode melhorar a sua eficiência técnica, postura e capacidade de reduzir tempos de apoio e empurrar o solo de uma forma cada vez mais fácil e de forma repetida ao longo de um esforço de longa duração.

Por isso não abdicamos de incluír no nosso processo de treino, a realização regular de sessões de técnica de corrida, cujo impacto muscular é seguramente muito mais elevado que sessões de corrida contínua e cujas melhorias no aumento da resistência muscular específica para o corredor se tornam demasiado evidentes para prescidirmos de uma realização regular destas sessões ao longo de toda a época.

A nossa sugestão passa assim por alertar os corredores para a importância de realizarem este tipo de trabalho, salvaguardando um bom apoio técnico que permita uma boa correção dos exercícios e um doseamento adequado de volume destes treinos, seleção de exercícios, intensidade e densidade.

Se encontrarem esse apoio técnico, terão a oportunidade de melhorarem a vossa corrida de uma forma que vos poderá surpreender, desde que se repitam estas sessões de forma regular e com sessões técnicamente bem organizadas.